A Aneel listou cidades com áreas alagadas devido às chuvas, causando impedimento das concessionárias RGE em alguns locais.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pelo menos 222 municípios dos 497 do Rio Grande do Sul ainda enfrentam problemas com o fornecimento de energia elétrica nesta quarta-feira (22), devido às chuvas e inundações que assolam o estado desde o dia 29 de abril.
A situação de falta de energia elétrica tem causado transtornos para a população, com muitos locais tendo o fornecimento interrompido. As equipes de manutenção estão trabalhando incansavelmente para restabelecer a energia nessas regiões afetadas.
Chuvas e Enchentes Aumentam Problemas no Fornecimento de Energia Elétrica
As recentes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul têm causado sérios transtornos no fornecimento de energia elétrica em diversas cidades atendidas pelas concessionárias RGE, CEEE Equatorial, Certel e Certaja. De acordo com um levantamento realizado pela Aneel a pedido da reportagem, a lista de localidades afetadas pela falta de luz é extensa.
A RGE reporta que cerca de 89,5 mil clientes, o equivalente a 2,9% do total, ainda estão sem energia em sua área de atuação. A empresa destaca que a maioria dos pontos afetados estão em áreas alagadas ou em locais com impedimento de acesso das equipes técnicas. As regiões mais impactadas incluem a metropolitana de Porto Alegre, Vale dos Sinos, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo.
Apesar dos desafios enfrentados, a RGE assegura que suas equipes estão empenhadas em restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível. A concessionária alerta a população para manter distância de fios partidos ou galhos de árvores caídos sobre a rede elétrica, orientando a acionar imediatamente a empresa e o Corpo de Bombeiros em casos de emergência.
Os dez municípios mais afetados pela falta de luz são Canoas, São Leopoldo, Cachoeira do Sul, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Venâncio Aires, Bento Gonçalves e Rio Pardo. Enquanto isso, a CEEE Equatorial relata que 71.103 mil clientes, representando 3,8% do total, permanecem sem energia em sua área de concessão.
Em Porto Alegre, 46 mil clientes estão sem energia, sendo que 44 mil tiveram o fornecimento interrompido por questões de segurança. A CEEE Equatorial destaca sua presença nos comitês de crise estadual e municipal, buscando alinhar ações para restabelecer a energia com agilidade e segurança.
A Certaja, atendendo 30 mil clientes em 20 municípios, informa que oito cidades estão sofrendo com a falta de energia devido a alagamentos. A Certel, por sua vez, garante que seus funcionários estão empenhados em restabelecer a energia para menos de 80 associados afetados.
Enquanto isso, cidades como Arroio do Meio, Boqueirão do Leão e Travesseiro continuam enfrentando problemas com a falta de luz. As enchentes no estado já resultaram em trágicas 161 mortes e deixaram 82 pessoas desaparecidas, com diversas localidades ainda alagadas e cenários de destruição.
Desafios no Restabelecimento da Energia Elétrica em Meio às Adversidades
A situação se agrava com os problemas de conexão enfrentados pela Vivo em três cidades, Muçum, Travesseiro e Arroio do Meio, devido às condições climáticas adversas. A empresa ressalta os esforços para solucionar as interrupções nos serviços de telefonia e internet nessas localidades, buscando minimizar os impactos da falta de energia elétrica e garantir a comunicação para os moradores afetados.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo