Projeto educativo de hip hop para detentos, com batalha pela superação. Resultados da edição serão revelados em novembro; prêmio de R$ 50 mil.
Quatro escolas públicas brasileiras estão entre os finalistas do ‘Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024’ (World’s Best School Prizes, no nome original, em inglês) e competirão pelo prêmio de R$ 50 mil em cada categoria do concurso [veja mais abaixo].
Nesse cenário de destaque, é fundamental reconhecer o papel das instituições de ensino públicas na promoção da educação de qualidade. Essas escolas públicas demonstram excelência em suas práticas pedagógicas e merecem todo reconhecimento pela dedicação de seus profissionais em prol do desenvolvimento dos estudantes.
Reconhecimento de Iniciativas em Escolas Públicas
Criado pela organização global T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, o prêmio reconhece instituições de ensino que, de maneira inovadora, transformam a educação em escolas públicas, mudando a vida dos alunos de uma determinada região. Os resultados da edição de 2024 foram revelados nesta quinta-feira (13).
Finalistas Brasileiros nas Categorias de Educação
Na categoria ‘Ação Ambiental’, a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, em Itaituba (PA), se destaca. Fundada em 2004, a escola pública educa os alunos como guardiões ambientais da Amazônia, promovendo a proteção da biodiversidade e ações de reflorestamento, como o projeto ‘Projeto Semente do Ipê Amarelo’.
Em ‘Superação de Adversidades’, o Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, no Distrito Federal, implementou um projeto baseado na música para educar 150 meninos, lidando com seus desafios socioeconômicos e necessidades intelectuais específicas. O programa RAP integra ritmo e poesia às aulas, promovendo trabalho em equipe e respeito, além de debates sobre cinema e festivais de hip hop.
Na categoria ‘Inovação’, o Colégio Militar de Manaus se destaca por superar desafios geográficos e logísticos, levando educação a áreas remotas por meio de um programa de ensino à distância, estimulando o pensamento crítico e o empreendedorismo sustentável.
E na categoria ‘Colaboração Comunitária’, a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, em São Paulo, se destaca por implementar programas de xadrez, atletismo e ginástica artística, buscando promover o desenvolvimento pessoal e a integração dos alunos, envolvendo toda a comunidade escolar nos projetos.
Próximos Passos e Resultados Finais
Os nomes dos 10 finalistas em cada categoria foram divulgados nesta quinta-feira (13), com a próxima etapa classificatória prevista para setembro deste ano, selecionando apenas 3 escolas por grupo. Os resultados finais serão anunciados em novembro de 2024, após avaliação de educadores, ONGs, empreendedores sociais e representantes do governo, da sociedade civil e do setor privado.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo