Ar polar traz firmeza na RMSP com máxima prevista, aberturas de sol e garoa ocasional.
Hoje, a temperatura em São Paulo está mais baixa, com a máxima atingindo 20°C e a mínima chegando a 16°C, de acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A manhã na capital começou com céu encoberto e alguma garoa, mas ao longo do dia espera-se um céu nublado, com poucas aberturas de sol. Apesar disso, não há previsão de chuva para a região. A queda da temperatura é resultado da influência de uma massa de ar frio e seco de origem polar, que está predominando na cidade hoje e amanhã.
Com a presença do ar polar, o clima em São Paulo se mantém sem chuvas, proporcionando um tempo firme durante esta quinta-feira (18) e sexta-feira (19). A influência dessa massa de ar garante a continuação da queda na temperatura, tornando os dias mais frescos e agradáveis para os paulistanos.
Previsão de Temperatura para os Próximos Dias
A temperatura máxima prevista para sexta-feira (19) é de 22 °C, com a mínima chegando a 14°C, conforme informações do CGE. Já no sábado, o cenário é de céu mais limpo, com aberturas de sol e poucas nuvens, sem previsão de chuva. Os termômetros devem marcar 22 °C como máxima e 16°C como mínima.
Condições Meteorológicas e Queda de Temperatura
A previsão indica que a onda de frio causada pela massa de ar frio de origem polar trará uma queda significativa de temperatura, principalmente na região Sul do Brasil. A possibilidade de geadas nas áreas mais elevadas das serras é um alerta para os próximos dias, com impacto também em parte do Sudeste e Mato Grosso do Sul.
Impactos da Massa de Ar Frio Polar
A influência da massa polar será mais intensa na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19), principalmente no Sul e partes do Sudeste do Brasil. A firmeza do ar frio será sentida durante a madrugada e o amanhecer de sábado (20), marcando os dias mais frios desta temporada.
Variação de Temperatura e Tendências Futuras
Após esse período, a perspectiva é de que o ar frio se desloque em direção ao oceano no sábado à tarde, promovendo gradativa elevação da temperatura. Apesar do frio persistir na madrugada de domingo (21), a expectativa é de um aumento significativo ao longo do dia.
A Região Sul, conjuntamente com áreas do Sudeste, podem registrar as temperaturas mais baixas do ano com a influência da massa de ar polar. As cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, e Campo Grande devem ficar atentas para os efeitos dessa mudança climática.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo