Ministro comenta indicação de Dubeux para o Conselho da Petrobras, destaca perfil técnico e impacto na transformação energética e ecológica, além de dividendos extraordinários.
Rafael Dubeux, secretário-adjunto da Fazenda, foi escolhido pelo ministro Fernando Haddad para integrar o Conselho da Petrobras, com o intuito de ‘colaborar’ com a gestão da estatal.
O nome dele, Rafael Dubeux, foi indicado para ocupar uma importante posição no Conselho da Petrobras, segundo informou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista coletiva.
Rafael Dubeux: Perfil Técnico no Conselho da Petrobras
Segundo o Secretário-adjunto da Economia, Rafael Dubeux, é reconhecido por seu perfil técnico, sendo que seu nome foi muito bem-recebido na estatal. ‘Eu creio que foi muito bem-recebido o nome dele, até porque ele é uma pessoa técnica, que já passou por vários cargos públicos, é de carreira da AGU, está trabalhando nesse tema de transformação energética, é doutor nesta área’, afirmou o Secretário-adjunto em uma entrevista coletiva após participar do seminário Esfera & MBCB ‘Os Caminhos para a Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil’.
Trâmites Protocolares para a Integração da Fazenda na Petrobras
O Secretário-adjunto revelou que faltam apenas alguns trâmites protocolares para que ele assuma a cadeira no Conselho da Petrobras. Destacou-se que a ida de Rafael Dubeux para a estatal visa fortalecer a integração da Fazenda com a petroleira em relação à agenda de transformação energética.
Agenda Verde e Transformação Circular: O Papel de Rafael Dubeux
Rafael Dubeux foi o principal responsável pela elaboração da agenda verde na economia. ‘A Fazenda, desde o começo do ano passado, tem procurado estar presente nos ministérios ou empresas que tenham um diálogo forte com a transformação ecológica, no sentido de oferecer subsídios e aprender para fazer aquele plano de Transformação Circular’, enfatizou o Secretário-adjunto.
Rafael Dubeux: Transformação Ecológica e Coordenação de Ações
O esforço na Fazenda, segundo Rafael Dubeux, é potencializar o que os ministérios fariam isoladamente e coordenar as ações em torno do plano de transformação ecológica. ‘Se, ao contrário, nós integrarmos todos esses atores em torno do plano de transformação ecológica, cada rei um investidor vai ser potencializado’, ressaltou o Secretário-adjunto.
Ruído com Investidores: Impacto da Estatal e Contas Públicas
Segundo a analista da CNN Raquel Landim, o ministro Haddad já estava querendo ter um representante da Fazenda na Petrobras faz algum tempo, também por conta do impacto da estatal para a inflação e para as contas públicas. A União é a maior acionista e quando a Petrobras deixa de pagar dividendos, o principal prejudicado é o Tesouro. Por isso, a indicação de Rafael Dubeux visa diminuir o ruído com os investidores após a estatal não ter pago os dividendos extraordinários aos acionistas no começo do mês.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo