Ranking com administradoras de consórcio com mais de seis reclamações procedentes no semestre, em tempo real.
O Banco Central (BC) divulgou recentemente a atualização do ranking de reclamações de administradoras de consórcios. No primeiro semestre de 2021, a Alpha Administradora de Consórcios se destacou, ocupando a primeira posição no ranking com 44 reclamações procedentes em meio a 11.633 consorciados.
Além disso, a lista de reclamações também revelou que a Alpha Administradora de Consórcios manteve sua liderança no setor, demonstrando um compromisso contínuo com a qualidade dos serviços prestados.
Ranking de Administradoras de Consórcio e Reclamações Mais Frequentes
O ranking de classificação das administradoras de consórcio é elaborado com base nas reclamações registradas pela população no Banco Central. Esse índice leva em consideração tanto a quantidade de reclamações procedentes quanto o número de consorciados de cada instituição. A lista inclui as empresas com seis ou mais reclamações reguladas procedentes no semestre.
No topo do ranking de liderança, destacam-se a Reserva Administradora de Consórcio, seguida pela BP Administradora de Consórcio, Promove Administradora de Consórcio e Evoy Administradora de Consórcio. Essas empresas se destacam por sua atuação no setor de consórcios e pela qualidade dos serviços prestados, conforme apontado pelas classificações do Banco Central.
Além da classificação das administradoras, o Banco Central também identifica os temas das reclamações mais frequentes. Em primeiro lugar, estão questões relacionadas à ‘integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços prestados pelas administradoras de consórcio’, com um total de 747 ocorrências. Em segundo lugar, com 445 ocorrências, estão as reclamações sobre a ‘oferta ou prestação de informações‘ inadequadas sobre produtos e serviços.
Em terceiro lugar, destacam-se as irregularidades relacionadas à liberação de crédito, com 124 ocorrências registradas. Esses dados são essenciais para que os consumidores possam tomar decisões informadas ao escolher uma administradora de consórcio. As informações em tempo real fornecidas pelo Banco Central são uma referência importante para quem busca transparência e qualidade nos serviços do setor de consórcios.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo