Ansiolítico tarja preta disponível em outras apresentações, como com 20 ou 30 comprimidos, e solução oral, para crises epiléticas, espasmos e transtornos de ansiedade.
A Blanver Farmoquímica e Farmacêutica comunicou em seu site que o medicamento Rivotril 0,5 mg foi descontinuado, tanto com 20 comprimidos quanto com 30. A apresentação de 2 mg com 20 comprimidos também não será mais fabricada. Essa decisão pode afetar pacientes que dependem desse medicamento.
No entanto, os pacientes que utilizam o Rivotril ainda terão outras opções disponíveis, incluindo o medicamento genérico que contém o princípio ativo clonazepam, um ansiolítico amplamente utilizado no tratamento de diversas condições. É importante ressaltar que o medicamento Rivotril é um dos mais conhecidos e utilizados no Brasil, e sua descontinuação pode causar preocupação entre os pacientes. É fundamental que os pacientes consultem seus médicos para obter orientação sobre as opções disponíveis.
Descontinuação do Rivotril 0,5 mg: O que isso significa para os pacientes?
A farmacêutica responsável pelo registro do Rivotril no Brasil anunciou que manterá outras três apresentações do medicamento, incluindo Rivotril 2 mg (apresentação com 30 comprimidos), Rivotril 0,25 mg (apresentação com 30 comprimidos sublinguais) e Rivotril 2,5 mg/mL (solução oral, apresentação em frasco com 20 mL). O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva, garantiu que os pacientes não ficarão sem opção de tratamento com a descontinuação da formulação com 0,5 mg. Com as versões que continuarão sendo fabricadas, é possível ajustar a dosagem. ‘Temos a opção gotas, que seriam apenas cinco gotas, ou dois comprimidos de 0,25 mg. Tem a opção de 1/4 de 2 mg, genéricos e também similares’, explica o médico psiquiatra.
O clonazepam, princípio ativo do Rivotril, é um medicamento ansiolítico indicado para crises epiléticas, espasmos infantis (Síndrome de West) e também para transtornos de ansiedade em geral, bem como crises de pânico, síndromes psicóticas e transtornos de humor. Além de ter ação anticonvulsivante, é relaxante muscular e tranquilizante, de acordo com a bula. O Rivotril é um medicamento que deve ser tomado com prescrição médica, pois o uso inadequado pode levar a efeitos colaterais e dependência.
Importância do Rivotril no tratamento de transtornos de ansiedade
O Rivotril é um medicamento importante no tratamento de transtornos de ansiedade, crises epiléticas e espasmos infantis. O clonazepam, princípio ativo do Rivotril, é um ansiolítico que ajuda a reduzir a ansiedade e a promover a relaxação muscular. Além disso, o Rivotril também é utilizado no tratamento de crises de pânico, síndromes psicóticas e transtornos de humor. A descontinuação da formulação com 0,5 mg não afetará a eficácia do medicamento, pois as outras apresentações continuarão sendo fabricadas.
Pacientes que tiverem dúvidas devem procurar seus médicos, inclusive para solicitação da receita médica com a apresentação adequada e orientações de como tomar a medicação. O Rivotril é um medicamento de tarja preta e vendido com retenção da receita. A farmacêutica deixou à disposição o contato com o SAC Biopas para esclarecimentos aos consumidores, que pode ser feito pelo telefone 0800 591 9210.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo