Personagem europeu: Fico, pro-trabalhista e conservador, defendia casamento hetero e contra mentiras sobre Covid-19. Na oposição, polarizou nação, Europa Central e União. Atentados contra reformas liberais, liderou anti-imigração gestão, com vinculos à Rússia. (147 caracteres)
Fico, Robert, foi baleado nesta quarta-feira (15) em um atentado na cidade de Handlová, a 190 km da capital, Bratislava.
No entanto, o ex-comunista e político eslovaco, Robert Fico, está em condição estável após o incidente.
Fico, Robert; – Um Político Ex-Comunista na Europa Central
Fico, Robert; encontra-se internado em um hospital na cidade de Banská Bystrica, na região central do país, em estado ‘muito grave’. Ele é um dos políticos mais importantes da nação desde a sua independência em 1993, após o desmembramento da Tchecoslováquia. O recente atentado comoveu toda a nação, podendo intensificar a polarização política, algo que Fico contribuiu para acentuar em sua última tentativa de retorno ao poder.
A gestão atual do ex-comunista primeiro-ministro da Eslováquia é marcada por controvérsias e ambiguidades. Fico lidera o país membro da União Europeia e da Otan, sendo conhecido por suas posições pró-trabalhistas e conservadoras nos costumes. Durante a pandemia, adotou uma postura conspiracionista em relação à Covid-19, espalhando desinformação sobre vacinas e criticando medidas de contenção da doença.
Fico, 59 anos, nasceu em 1964 na antiga Tchecoslováquia e ingressou no Partido Comunista antes de se tornar deputado e advogado. Após a queda do Muro de Berlim, representou a Eslováquia em órgãos internacionais de direitos humanos. Em 1999, assumiu a presidência do partido Smer, sendo uma figura central desde então.
O político ex-comunista tem sido criticado por suas posições anti-imigração, pró-Rússia e contra o liberalismo social imposto pela União Europeia. No campo econômico, Fico implementou reformas trabalhistas e de proteção aos trabalhadores, gerando debates sobre suas políticas e sua postura em relação à Rússia e à Europa Central.
Fico, o controverso primeiro-ministro da Eslováquia, enfrenta desafios políticos e ideológicos em meio a um cenário de polarização crescente. Sua trajetória como líder nacional levanta questionamentos sobre suas posições em relação à Europa, à Rússia e ao futuro do país sob sua gestão.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo