Campeonato Brasileiro 2024 terá grande presença de técnicos estrangeiros. Técnicos brasileiros permanecem como principais nomes à frente do trabalho.
O panorama do futebol brasileiro tem se transformado com a crescente presença de treinadores estrangeiros nas equipes do Campeonato Brasileiro. Na edição mais recente do Campeonato Brasileiro 2024, a presença de técnicos estrangeiros ficou ainda mais evidente, com um total de oito entre os 20 treinadores da Série A sendo de fora do país. Esse intercâmbio de ideias e metodologias tem contribuído para a evolução do futebol nacional.
O Brasileirão se destaca não só pela competitividade acirrada, mas também pela diversidade de estilos e influências no cenário esportivo do país. A presença dos técnicos internacionais vem agregando uma nova riqueza ao Campeonato Brasileiro, proporcionando aos torcedores brasileiros uma experiência cada vez mais globalizada no universo do futebol.
Campeonato Brasileiro: Destaque para Técnicos Estrangeiros
São quatro portugueses (Abel Ferreira, Pedro Caixinha, Antônio Oliveira e Artur Jorge) e quatro argentinos (Milito, Ramón Díaz, Eduardo Coudet e Vojvoda) que atuam como treinadores no cenário do futebol brasileiro. Entre os estrangeiros, os com maior destaque no atual momento do Brasileirão são Abel Ferreira e Vojvoda, que realizam trabalhos de destaque em Palmeiras e Fortaleza, respectivamente.
Os profissionais estrangeiros estão conquistando espaço na grande gringa entre as equipes do Brasileirão. Abel Ferreira e Vojvoda se destacam não só por seus métodos de trabalho, mas também por permanecerem por um tempo considerável à frente do trabalho em seus respectivos clubes. O português tem uma longa trajetória de três anos e cinco meses, enquanto o argentino acumula dois anos e 11 meses, conforme dados do Transfermarkt.
Técnicos Brasileiros Mantêm Presença no Campeonato Brasileiro
Apesar do destaque dos treinadores estrangeiros, os técnicos brasileiros permanecem maioria no Brasileirão, com 12 representantes no total. Nomes como Tite, Renato Gaúcho, Cuca e Fernando Diniz são considerados os principais nomes no momento e promovem um equilíbrio entre profissionais locais e estrangeiros no comando das equipes.
Confira a lista completa de técnicos de cada clube e o tempo à frente do trabalho no Campeonato Brasileiro:
– Palmeiras: Abel Ferreira (3 anos e 5 meses)
– Fortaleza: Juan Pablo Vojvoda (2 anos e 11 meses)
– Criciúma: Cláudio Tencati (2 anos e 6 meses)
– Fluminense: Fernando Diniz (1 ano e 11 meses)
– Grêmio: Renato Gaúcho (1 ano e 7 meses)
– RB Bragantino: Pedro Caixinha (1 ano e 3 meses)
– Vitória: Léo Condé (1 ano e 2 meses)
– Vasco: Ramón Díaz (8 meses)
– Internacional: Eduardo Coudet (8 meses)
– Atlético-GO: Jair Ventura (8 meses)
– Bahia: Rogério Ceni (7 meses)
– Flamengo: Tite (6 meses)
– São Paulo: Thiago Carpini (3 meses)
– Juventude: Roger Machado (2 meses)
– Cuiabá: Luiz Fernando Iubel (2 meses)
– Corinthians: António Oliveira (2 meses)
– Athletico-PR: Cuca (1 mês)
– Atlético-MG (menos de 1 mês)
– Botafogo: Artur Jorge (menos de 1 mês)
Fonte: @ Gazeta Esportiva
Comentários sobre este artigo