Elite carnaval group apresentações em 2025: Dom. (2), Seg. (3), Ter. (4). Regulamento diárias plenária. Presidentes escolas grupo especial carnaval história (Liesa).
A adição de mais um dia para os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro gerou diferentes pontos de vista. A medida foi comunicada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) no início desta semana, no dia 6.
Alguns amantes dos desfiles comemoraram a novidade, enquanto outros expressaram preocupação com a mudança. A ampliação do evento promete trazer mais emoção e diversão para os espectadores, que poderão desfrutar de mais um dia de festa e alegria nas ruas da cidade maravilhosa.
Desfiles do Grupo de Elite do Carnaval do Rio de Janeiro em 2025
Os aguardados desfiles do considerado grupo da elite do carnaval carioca, em março de 2025, estão marcados para o domingo (2), segunda-feira (3) e terça-feira (4). A ordem de apresentação ainda está em aberto, porém já se sabe que a Unidos de Padre Miguel, vencedora da Série Ouro neste ano, terá a honra de abrir os desfiles no domingo. No segundo dia, será a vez da Unidos da Tijuca, que ficou em 11º lugar na última edição. Já na terça-feira, a Mocidade Independente de Padre Miguel, que conquistou a 10ª posição, será a primeira a desfilar.
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Gabriel David, enfatizou que a decisão sobre os desfiles é tomada em reunião plenária, envolvendo os presidentes das escolas de samba. Além da inclusão de mais um dia de desfiles, a plenária definiu que os mapas das notas serão fechados ao término de cada dia de apresentações.
A respeito do regulamento, o presidente da Liesa ressaltou: ‘Nenhuma decisão sobre regulamento, seja a adição de um terceiro dia de desfiles ou o fechamento das notas a cada dia, é tomada por uma única pessoa na Liesa. As decisões de regulamento são feitas pelos 12 presidentes de escolas de samba, com voto de Minerva do presidente da Liga em caso de empate, o que não ocorreu nessas decisões. Todas as decisões de regulamento ao longo dos 40 anos de história da Liesa foram tomadas em plenária, seguindo a tradição do carnaval.’
O jornalista e escritor Fábio Fabato, autor da sinopse do enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, expressou sua opinião contrária à criação de mais um dia de desfiles. Ele questionou a viabilidade de comparar escolas que se apresentam em dias diferentes, destacando a mudança na natureza competitiva do desfile. Fabato também criticou a falta de debate com sambistas e a comunicação inadequada sobre a decisão, levantando preocupações sobre a possibilidade de as escolas se tornarem secundárias no espetáculo em meio à busca por maior comercialização de camarotes.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo