Na entrevista, Jay Barney, da Universidade de Utah e autor de livro sobre cultura empresarial, discute liderança coletiva, forma de trabalho, resultados, valores, missão e visão. Contraste entre discurso e prática, processos de mudanças, tradicional e história. Análise de estratégias para mudança em empresas.
‘A cultura empresarial devora a estratégia no café da manhã’. Essa expressão, atribuída ao consultor de negócios austríaco Peter Drucker, ressalta a importância da cultura empresarial nos desempenhos das organizações. A maneira como os valores, crenças e práticas são compartilhados dentro de uma empresa pode influenciar diretamente o seu sucesso.
Além disso, a cultura empresarial impacta diretamente o clima organizacional e a moradia de trabalho dos colaboradores. Quando os valores e comportamentos da empresa são alinhados com os dos funcionários, cria-se um ambiente mais produtivo e satisfatório. Investir na construção de uma cultura empresarial forte pode ser a chave para promover o engajamento e a motivação no ambiente de trabalho, resultando em maior produtividade e retenção de talentos. liderança
Cultura Empresarial: O Desafio da Liderança
Decidir modificar a cultura empresarial de uma organização é uma tarefa complexa e corajosa, conforme destacado por Jay Barney, renomado professor da Universidade de Utah. Em parceria com Manoel Amorim e Carlos Julho, Barney é coautor do livro ‘O Segredo da Mudança de Cultura’, recentemente lançado pela Editora Benvirá em terras brasileiras. Durante sua passagem pelo Insper, Barney compartilhou insights valiosos sobre a importância da cultura empresarial.
Muitas empresas divulgam seus valores, missão e visão, tanto interna quanto externamente. No entanto, a cultura organizacional vai muito além dessas palavras impressas nas paredes dos escritórios. Enquanto as empresas proclamam seu compromisso com acionistas, funcionários e comunidade, a realidade do dia a dia pode contar uma história totalmente diferente.
O contraste entre o discurso oficial e as práticas reais pode ser gritante. É comum deparar-se com empresas que afirmam valorizar seus colaboradores, ao mesmo tempo em que os tratam com desrespeito. Essa incoerência gera um ambiente tenso, onde os funcionários percebem a falta de alinhamento entre o que é pregado e o que é vivenciado.
Quando a liderança identifica essa discrepância, surge a necessidade de promover mudanças na cultura empresarial. No entanto, o processo de transformação não deve começar com anúncios grandiosos ou análises minuciosas. Ao contrário, a mudança efetiva ocorre quando a liderança passa a agir de forma diferente, servindo de exemplo para toda a organização.
A construção de uma narrativa envolvente e inspiradora desempenha um papel fundamental nesse processo de mudança cultural. Ao compartilhar histórias de empresas que passaram por transformações bem-sucedidas, como o caso da Telefônica, a liderança consegue engajar a equipe e demonstrar na prática os benefícios de uma cultura empresarial autêntica e alinhada com os valores da empresa.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo