Baixa autoestima e pressão estética influenciam distúrbios alimentares; queria imitar a perfeição e voz interna comparava.
Nesta segunda-feira (27), Wanessa Camargo compartilhou que enfrentou distúrbios alimentares durante o auge de sua carreira. Em uma conversa para o podcast do G1, a cantora de 41 anos contou que os distúrbios alimentares surgiram em um momento em que a pressão por padrões estéticos era intensa, sendo frequentemente comparada à cantora Sandy. ‘Vivi a bulimia, anorexia. Essa situação me impactou profundamente’, revelou Wanessa.
Os transtornos alimentares são desafios sérios que afetam muitas pessoas, inclusive figuras públicas como Wanessa Camargo. É importante destacar a coragem da cantora em falar abertamente sobre suas lutas com os distúrbios alimentares, pois isso pode encorajar outros a buscar ajuda e apoio. A conscientização e o diálogo sobre os transtornos alimentares são passos essenciais para promover a saúde mental e o bem-estar de todos.
Distúrbios alimentares: uma jornada de autoaceitação
Lembro de uma manchete que dizia: ‘Gordurinha a mais, cantoria de menos’. A galera criticando meu corpo. Musicalmente, a voz da Sandy é completamente diferente do meu timbre. As pessoas diziam que eu queria imitar ela. Nunca foi minha intenção imitá-la. Não tem como, ela é única. Só queria mostrar que eu era única também, desabafou a cantora.
Distúrbios alimentares: um olhar para a autoimagem
Distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia, são transtornos psicológicos que podem ser provocados por uma série de fatores, como: Culto ao corpo de forma excessiva Distorção de imagem física Autoestima baixa Pressão estética Autocrítica Familiares com histórico de distúrbios alimentares
Distúrbios alimentares: compreendendo as diferenças
A anorexia e a bulimia são transtornos alimentares que afetam tanto a saúde física, quanto a saúde psicológica do paciente. Por serem relativamente semelhantes, é comum que sejam confundidas uma com a outra. Ao MinhaVida, a nutricionista Karina Gardini explicou a diferença entre as duas condições. ‘No caso da anorexia, a pessoa se priva de alimentação ou abusa de dietas e exercícios para emagrecer de forma excessiva, em um quadro que envolve a distorção da imagem do próprio corpo. Já o paciente com bulimia oscila entre comer exageradamente, com um sentimento de perda de controle, e episódios de vômitos ou abusos de laxantes para tentar impedir o ganho de peso. Os dois distúrbios envolvem a preocupação exagerada com a aparência’.
Distúrbios alimentares: sinais de alerta
Sintomas de anorexia: Medo excessivo de engordar Ter imagem corporal muito distorcida Atrasos na menstruação Evitar comer perto de pessoas Usar medicamentos que estimulam a evacuação ou a redução do apetite Sintomas de bulimia: Preocupação exagerada em perder peso Perca do controle ao comer Ir ao banheiro imediatamente após as refeições Forçar vômito Uso de medicamentos que estimulam a evacuação, como laxantes
Distúrbios alimentares: em busca de ajuda
Como os distúrbios citados acima trata-se de transtornos psicológicos, é fundamental que a pessoa busque ajuda médica e, principalmente, psicológica assim que notar a presença dos sintomas.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo